Aparelhos Dentários: Ortodontia – Vital3M

Aparelhos Dentários: Ortodontia

Aparelhos dentários Ortodontia_vital3m

Os aparelhos dentários permitem corrigir e alinhar os dentes tornando a boca mais saudável e fazendo-se sentir-se melhor consigo próprio.

O que é a Ortodontia?

A Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de dentes mal posicionados, e de malformações dos maxilares.

O tratamento ortodôntico trás várias vantagens, é essencial para a melhoria de higiene oral e maior eficácia mastigatória, favorecendo também a fonação e a respiração.

Após um tratamento ortodôntico existe claramente uma melhoria na estética dentária e facial.

É um tratamento que pode ser realizado em crianças e adultos. Genericamente, pode ser dividida em Ortodontia Ortopédica, Intercetiva e Corretiva.

A ortodontia ortopédica tem, como função, a orientação do crescimento, e deve iniciar-se logo que se detete um desenvolvimento facial incorreto (queixo muito para a frente, ou muito para trás), ou quando a criança respira pela boca. Normalmente, exige colaboração com outras áreas, nomeadamente a odontopediatria, a otorrinolaringologia e a terapia da fala.

A Ortodontia intercetiva destina-se a crianças entre os 6 e os 13/ 14 anos, e diminui a probabilidade de ter que recorrer a terapêuticas mais complexas.

A ortodontia corretiva (a partir dos 12 anos), permite a correção de diversos tipos de problemas dentários – apinhamento, diastemas (espaços entre os dentes), mordida aberta, mordida profunda, mordida cruzada, bem como desarmonias faciais (por exemplo: prognatismo (queixo avançado), retrognatismo (queixo recuado), sorriso gengival, entre outras).

A ortodontia corretiva recorre a diferentes tipos de aparelhos:

– aparelho metálico convencional (o mais comum);

– aparelho estético;

– aparelho auto-ligado (diferencia-se do convencional por não utilizar as ligaduras elásticas; a braquet tem um mecanismo de fecho, o que acelera o tratamento);

– aparelho lingual (as braquets são colocadas na parte interna dos dentes, em contato com a língua, pelo que também é considerado um aparelho estético);

– aparelhos alinhadores (também são considerados estéticos, e são feitos para cada paciente através de um software);

– aparelhos de contenção (utilizados após a finalização do tratamento ortodôntico), que servem para manter a estabilidade após o tratamento);

Se o seu desejo é o de melhorar algum aspeto no seu sorriso, ou se tem dúvidas, deve fazer uma consulta de avaliação com um ortodontista. Este fará um estudo e um planeamento do seu caso, e vai apresentar todas as hipóteses de tratamento.

Não hesite em tirar as suas dúvidas!

Qual o preço dos Aparelhos Dentários nas Clínicas Dentárias Vital 3m em Leiria e Caldas da Rainha? Os nossos preços dependem do estado de cada paciente, como tal, poderá saber os preços dos tratamentos de ortodontia, sem qualquer compromisso, ligando diretamente para uma das nossas Clínicas Dentárias, ou agendando uma consulta de diagnóstico e orçamento com o nosso especialista em ortodontia.

Dra Mariana Rocha